ESCOLA MUNICIPAL
CECÍLIA MEIRELES
Rua B-06, Quadra B-15, Nº 30 – Bairro Rodoviário
Água Boa-MT, CEP: 78.635-000 – Fone:
(0xx66)3468-2111
PROJETO
DE REI A PEÃO, VENCENDO
DESAFIOS
Água
boa Fevereiro, 2013.
O Jogo de xadrez como instrumento de ensino
Um dos
jogos mais antigos e populares do mundo, o xadrez pode ser aproveitado em
vários aspectos pedagógicos. A partir dele, é possível estimular o
desenvolvimento de habilidades cognitivas, como: atenção, disciplina, memória,
concentração, raciocínio lógico, inteligência e imaginação.
O projeto
Xadrez na Escola é responsável por estimular a autoestima, a
competição saudável e o trabalho em equipe, além de proporcionar prazer em seu
estudo e prática, socializando um esporte que, até bem pouco tempo, era
exclusividade de alguns grupos. Assim, o projeto é mais uma iniciativa que visa
a incentivar alunos e professores a participarem das inovações necessárias para
a qualificação da educação em nosso país.
Objetivos
•
Desenvolver cálculos matemáticos através dos movimentos das peças no tabuleiro;
• Reforçar a capacidade de cálculo, concentração, responsabilidade e tomada de decisão;
• Além do aprendizado do esporte, criar condições para o desenvolvimento, a interação e o sentido de grupo;
• Criar um momento lúdico e ao mesmo tempo aprender desenvolvendo o raciocínio lógico;
• Identificar as peças e seus movimentos, valores relativos, regulamento do jogo e notações utilizadas;
• Utilizar-se das respectivas regras que regem o xadrez como forma de regulamento de conduta do aluno dentro e fora da sala de aula;
• Identificar as figuras geométricas traçadas com o deslocamento das peças.
• Reforçar a capacidade de cálculo, concentração, responsabilidade e tomada de decisão;
• Além do aprendizado do esporte, criar condições para o desenvolvimento, a interação e o sentido de grupo;
• Criar um momento lúdico e ao mesmo tempo aprender desenvolvendo o raciocínio lógico;
• Identificar as peças e seus movimentos, valores relativos, regulamento do jogo e notações utilizadas;
• Utilizar-se das respectivas regras que regem o xadrez como forma de regulamento de conduta do aluno dentro e fora da sala de aula;
• Identificar as figuras geométricas traçadas com o deslocamento das peças.
Na prática
- O projeto é desenvolvido
durante todo o ano, em atividades distribuídas pelos trimestres,
sempre com carga horária de cinco horas semanais:
1º trimestre: Na etapa inicial, o aluno tomará conhecimento da importância do xadrez para o crescimento individual como pessoa e cidadão e prática do esporte.
2º trimestre: Na etapa intermediária, conhecerá as regras que regem o jogo, bem como as principais aberturas e defesas utilizadas pelos desportistas.
3º e 4º trimestres: Na etapa final, aprenderá as técnicas de meio jogo e finais, estratégias e atividades individuais e em grupo, participando de partidas com colegas e torneios individuais e em equipe.
Ficha técnica
- Local de realização: Escola Municipal Cecília Meireles
Componente curricular envolvido: Educação Física.
Equipe envolvida: Professor de Educação Física, Coordenação Pedagógica, Direção,
Público atendido: Alunos de diferentes séries do Ensino fundamental 1º ao - 6º
ano.
Duração: Ao longo do ano letivo.
Carga horária para realização: 10 horas semanais.
Recursos materiais: são utilizados jogos de xadrez oficiais
Avaliação: ao término do projeto será avaliado o desempenho dos alunos, bem como as habilidades e competências desenvolvidas.
Bibliografia sugerida
·
Peões Mágicos: Willem Hajenius
• Xadrez na escola: uma abordagem didática para principiantes,
de Sylvio Rezende, editora Ciência Moderna.
• Aprender com jogos e Situações-Problema,
de Lino de Macedo, Ana Lúcia S. Petty e Norimar C. Passos, editora Artmed.
Oi Silvia, eu também trabalhei xadrez com meus alunos ( ensino fundamental e médio) em 2011/2012/2013. Trabalho na E.E.Guiomar de Freitas Costa-POLIVALENTE, sou professora de Educação Física. Zilda Borges Ribeiro.
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