segunda-feira, 22 de abril de 2013


 ESCOLA MUNICIPAL CECÍLIA MEIRELES
Rua B-06, Quadra B-15, Nº 30 – Bairro Rodoviário
Água Boa-MT, CEP: 78.635-000 – Fone: (0xx66)3468-2111

                                                 PROJETO

                                                 DE REI  A  PEÃO,  VENCENDO                        

                                                                  DESAFIOS   


Água boa Fevereiro, 2013.

O Jogo de xadrez como instrumento de ensino
Um dos jogos mais antigos e populares do mundo, o xadrez pode ser aproveitado em vários aspectos pedagógicos. A partir dele, é possível estimular o desenvolvimento de habilidades cognitivas, como: atenção, disciplina, memória, concentração, raciocínio lógico, inteligência e imaginação.
O projeto Xadrez na Escola é responsável por estimular a autoestima, a competição saudável e o trabalho em equipe, além de proporcionar prazer em seu estudo e prática, socializando um esporte que, até bem pouco tempo, era exclusividade de alguns grupos. Assim, o projeto é mais uma iniciativa que visa a incentivar alunos e professores a participarem das inovações necessárias para a qualificação da educação em nosso país.
Objetivos
• Desenvolver cálculos matemáticos através dos movimentos das peças no tabuleiro;
• Reforçar a capacidade de cálculo, concentração, responsabilidade e tomada de decisão;
• Além do aprendizado do esporte, criar condições para o desenvolvimento, a interação e o sentido de grupo;
• Criar um momento lúdico e ao mesmo tempo aprender desenvolvendo o raciocínio lógico;
• Identificar as peças e seus movimentos, valores relativos, regulamento do jogo e notações utilizadas;
• Utilizar-se das respectivas regras que regem o xadrez como forma de regulamento de conduta do aluno dentro e fora da sala de aula;
• Identificar as figuras geométricas traçadas com o deslocamento das peças.
Na prática
  • O projeto é desenvolvido durante todo o ano, em atividades distribuídas pelos trimestres, sempre com carga horária de cinco horas semanais:

1º trimestre: Na etapa inicial, o aluno tomará conhecimento da importância do xadrez para o crescimento individual como pessoa e cidadão e prática do esporte.

2º trimestre: Na etapa intermediária, conhecerá as regras que regem o jogo, bem como as principais aberturas e defesas utilizadas pelos desportistas.

3º e 4º trimestres: Na etapa final, aprenderá as técnicas de meio jogo e finais, estratégias e atividades individuais e em grupo, participando de partidas com colegas e torneios individuais e em equipe.


Ficha técnica
  • Local de realização: Escola  Municipal   Cecília Meireles
    Componente curricular envolvido: Educação Física.
    Equipe envolvida: Professor de  Educação Física, Coordenação Pedagógica,  Direção,
    Público atendido:  Alunos de diferentes séries do Ensino fundamental  1º ao
  •  6º  ano.
    Duração: Ao longo do ano letivo.
    Carga horária para realização: 10 horas semanais.
    Recursos materiais: são utilizados  jogos de xadrez oficiais
    Avaliação: ao término do projeto será avaliado o desempenho dos alunos, bem como as habilidades e competências desenvolvidas.

Bibliografia sugerida

·         Peões Mágicos: Willem Hajenius

Xadrez na escola: uma abordagem didática para principiantes, de Sylvio Rezende, editora Ciência Moderna.
Aprender com jogos e Situações-Problema, de Lino de Macedo, Ana Lúcia S. Petty e Norimar C. Passos, editora Artmed.

Um comentário:

  1. Oi Silvia, eu também trabalhei xadrez com meus alunos ( ensino fundamental e médio) em 2011/2012/2013. Trabalho na E.E.Guiomar de Freitas Costa-POLIVALENTE, sou professora de Educação Física. Zilda Borges Ribeiro.

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